top of page

Rádio UVB-76: um mistério de 34 anos


Você já leu algo a respeito da misteriosa estação de rádio russa UBV-76, conhecida por transmitir sons e ruídos ritmados sem alguma lógica aparente? Esse mistério já existe por mais de três décadas e parece estar longe de qualquer explicação – por mais que as teorias sejam muitas. A UVB-76 (também conhecida como MDZhB) é uma estação de rádio de ondas curtas, que transmite na frequência 4.625 kHz desde 1982.

Porém, em vez de encerrar com a queda da URSS, a UVB-76 tornou-se ainda mais ativa. Desde o novo milênio, mensagens de voz se tornaram cada vez mais frequentes. É fácil descartar o sinal como pré-gravado, ou um looping. O zumbido parece ser gerado manualmente. A razão provável para as conversas ao acaso é que o alto-falante que cria o ruído é constantemente colocado ao lado de um microfone, dando ao mundo uma visão estranha da misteriosa origem do sinal.

A rádio se tornou famosa por transmitir um sinal sonoro que é basicamente zumbidos, que geralmente se repetem entre 21 e 34 vezes por minuto, cada uma com duração de aproximadamente um segundo – que parece lembrar uma sirene estridente.

Durante as décadas que se passaram, algumas mudanças ocorreram no sinal, principalmente no tipo do som repetido. O mais estranho é que a rádio está funcionando atualmente, com suas transmissões incessantes e repetidas. Você pode ouvir um trecho gravado da UVB-76.

(radio até 3:30 min)

Parece estranho dizer mas, aparentemente, várias pessoas escutam a UVB-76 e tentam entender as mensagens que são repassadas. As principais especulações giram entorno de militarismo ou de uma base secreta, que mandava mensagens criptografadas aos espiões russos que estavam no exterior.

Nenhum dos transtornos que a Rússia se envolveu na última década parecem ter afetado a programação da rádio, que continuou a reproduzir seus sons bizarros. O que torna a UVB-76 com um propósito ainda mais inescrutável.

No dia 5 de junho de 2010, o zumbido cessou. Não houve anúncios e nem explicações. Só o silêncio. Ninguém sabia o porquê.

No dia seguinte, a transmissão voltou como se nada tivesse acontecido. Nos meses seguintes, a UVB-76 se comportou mais ou menos como sempre. Houveram algumas interferências de curta duração – incluindo barulhos que soavam como código Morse. Um tempo depois, o zumbido parou novamente. Logo voltou, parou de novo, começou de novo.

Em 25 de agosto de 2010, às 10h13, algo na UVB-76 saiu totalmente errado. Após um silêncio, sons estranhos foram ouvidos, era como se alguém estivesse pronto para falar alguma coisa.

Era a primeira vez que os bips, zumbindo, códigos e números pareciam deixar a programação. Muitos aguardavam que alguém estava prestes a se revelar. Na primeira semana de setembro, a transmissão foi interrompida, algumas pessoas alegam ter ouvido trechos gravados de “Dança dos Pequenos Cisnes” de Tchaikovsky.

Na noite de 7 de Setembro, algo mais dramático surgiu. Às 08h48, horário de Moscou, uma voz masculina se apresentou como Mikhail Dmitri Zhenya Boris e alertava que a estação agora se chamava MDZhB (embora os fãs da estação ainda preferem se referir a ela como UVB-76).

Esforços de triangulação anteriores haviam levado à descoberta do transmissor da UVB-76: uma base militar russa nos arredores de Povarovo uma pequena cidade a 30 km de Moscou. Após a estação mudar de localização, dois grupos de exploradores urbanos viajaram para a cidade russa remota em uma tentativa de visitar o bunker militar onde o sinal tinha se originado há mais de trinta anos.Porém, em uma noite do ano de 2010, um denso nevoeiro tomou conta do local, e o posto militar foi evacuado em 90 minutos.

Os grupos encontraram o bunker e edifícios militares completamente abandonados. Posses e equipamentos estavam espalhados em toda a base. Água gelada tinha enchido o bunker, mas pistas ainda ainda podiam ser encontradas no interior. Um grupo descreveu o bunker militar de Povarov como “um lugar escuro tranquilo e solitário, algo como um labirinto com muitos corredores e quartos”. Um livro foi achado no local e continha um arquivo de mensagens enviadas pela UVB-76.

O governo russo negou qualquer envolvimento com o caso – contudo, se for algo realmente secreto, eles não iriam querem assumir, correto? Entre as outras teorias, algumas pessoas dizem que a estação não quer dizer absolutamente nada e só está lá para ocupar o tempo das pessoas. Outros, dizem que o sinal é algo ultrassecreto que só pode ser entendido pelos espiões russos. E você, acredita em qual propósito de existência da UVB-76?


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page